Turismo Ecocultural de Base Comunitária

Com o intuito de enfatizar a participação comunitária na gestão, planejamento, tomadas de decisão e benefícios da atividade turística, o projeto Turismo de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu foi realizado de 2012 a 2016. O projeto buscou valorizar as riquezas naturais e as tradições culturais, garantindo o protagonismo das comunidades. A proposta foi promover alternativas para a geração de trabalho e renda a partir do diálogo com as comunidades tradicionais, terra indígena e da conservação do Cerrado. Para além da contemplação das belezas naturais, o projeto promoveu o intercâmbio de experiências entre visitantes e anfitriões e também entre anfitriões, valorizando os modos de vida dos povos tradicionais – visando entender não somente o olhar do visitante, mas também daquele que recebe, que vive no território.

O projeto foi realizado junto ao Fundo Socioambiental Caixa, em parceria com o FNMA e Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, e  buscando estimular o desenvolvimento econômico da região em bases sustentáveis, de forma integrada ao manejo das áreas protegidas compreendidas no território. A gestão das atividades foi compartilhada pelo Conselho do Mosaico, com coordenação do Instituto Rosa e Sertão.

Principais ações realizadas:

  • 42 Capacitações/Formação e 01 Curso (200h)
  • 06 Oficinas de Organização Comunitária
  • 02 Encontros dos Povos Grande Sertão Veredas
  • 11 Ruas da Culturas
  • Intercâmbios entre receptivos comunitários do Mosaico e Diamantina

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.