Notícia | 15 de junho de 2015

Travessias, trocas e organização comunitária

Durante toda a semana serão ofertadas oficinas de “Desenvolvimento e Atualização de Roteiros Ecoculturais de Base Comunitária” no Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu

Imagem: Hugo Messina

Entre os dias 15 e 20 de junho de 2015, mais uma etapa fundamental será cumprida pelo projeto de “Turismo Ecocultural de Base Comunitária” no Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. Com a participação de diversos parceiros presentes no território do Mosaico, tais como agentes ambientais, empresários, gestores municipais e comunidades, serão oferecidas oficinas para apresentar os resultados de roteiros ecoculturais de base comunitária elaboradas pela consultoria da ONG Casa Comum. Através da participação dos atores locais será possível avaliar os apontamentos levantados e direcionar as próximas ações no que tange consolidação dos roteiros já construídos e em construção na região.

O projeto “Turismo Ecocultural de Base Comunitária” é proposto no âmbito do território do Mosaico, com o fascinante objetivo de aliar turismo de base comunitária, preservação e conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável e da diversidade cultural. Desenvolvido desde 2012 pelo Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão, com sede em Chapada Gaúcha, o projeto foi concebido de forma coletiva dentro do Conselho do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu.

As oficinas englobam desde o desenvolvimento do turismo em Terra Indígena, como é o caso do povo Xacriabá na ponta oriental do Mosaico, até os roteiros inspirados pela identidade, imaginário e literatura de Guimarães Rosa, já na divisa com os estados da Bahia e Goiás. Além disso, foram levantados os mapas de atrativos turísticos, integrando comunidades tradicionais e Unidades de Conservação, com destaque para os Parques Nacionais “Grande Sertão Veredas” e “Cavernas do Peruaçu”, o Parque Estadual “Serra das Araras” e o “Refúgio de Vida Silvestre do Rio Pandeiros”.

Segundo a consultora e turismóloga Gabriela Rodrigues, a construção das Oficinas e os destaques das temática a serem discutidas em cada uma das comunidades foi originada a partir das necessidades específicas de cada localidade. “A título de exemplo, a Oficina realizada na Terra Indigena Xacriabá , tende a discutir itens bem iniciais e cotidianos que podem casar com planejamento da base comunitária e as situações de Turismo já observadas no Território”, como colocado por Gabriela.

Pensados de forma global, os roteiros turísticos do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu nasceram a partir da organização comunitária, por meio do levantamento e atualização informações valiosas para o planejamento de ações potenciais para o desenvolvimento regional. As oficinas serão espaço fértil para o debate de questões fundamentais para o tema, com a apresentação dos pontos fracos e pontos fortes dos roteiros, assim como a análise de cenário para o desenvolvimento turístico nas localidades, demandas efetivas e potenciais, perspectivas, desafios futuros e políticas públicas. Tudo isso para potencializar uma rede significativa de pessoas envolvidas com uma perspectiva diferenciada de turismo, baseado em trocas, travessias e organização comunitária.

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.