Notícia | 2 de dezembro de 2013

O Cerrado vai à rua

Ruas da cultura movimentam os 11 municípios do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu

Carolina Abreu

De um lado da rua, um grupo de dançadeiras se diverte com as modas tocadas na sanfona. Do outro, crianças observam atentas a todos os gestos da turma de palhaços que se aprochega. No meio, moradores fazem roda para ouvir a poesia declamada por um garoto, batendo os pés ao som da banda de pífanos, que toca mais um baião animado. Foi assim, nessa confusão deliciosa de cores e sons, que a cultura invadiu as ruas de Formoso, Urucuia, Arinos, Chapada Gaúcha, Januária, Conego Marinho, Itacarambi, São João das Missões, Manga, Côcos e Bonito de Minas, durante os meses de junho e julho.

As Ruas da Cultura fazem parte do conjunto de ações previstas no projeto Turismo de Base Comunitária no Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. Buscando tematizar o Cerrado e seus povos, as ruas trouxeram manifestações culturais e artísticas do entorno dos municípios, em processos de arte-educação promovidos junto às comunidades. A programação foi coordenada e produzida pelo Ponto de Cultura Seu Duchim, com a participação do projeto Pífano e Gente – Bolsa Interação Estética e dos Pontos de Cultura do Xacriabás, Centro de Artesanato e Portal Grande Sertão.

Daiana Campos, coordenadora do Ponto de Cultura Seu Duchim, conta que as Ruas da Cultura foram momentos de recordar manifestações que andavam esquecidas entre as comunidades. “Foi muito marcante o carinho com que as comunidades nos receberam”, ela relembra. Ladyjane Macedo, professora do Corpo de Dança do Ponto de Cultura, avalia que trazer essas manifestações foi importante para o público, que não está acostumado a eventos que valorizem a cultura regional. “Muita gente veio nos falar que não ia em eventos da cidade”, conta Ladyjane. “A gente acredita que essa resistência se deve à falta de eventos com esse perfil, eventos que priorizam as comunidades tradicionais”, analisa Ladyjane.

As Ruas realizadas em Arinos, Chapada Gaúcha, Formoso e Urucuia contaram também com a participação da Caravana Lítero-Musical, organizada pela pesquisadora Simone Guerreiro. Daiana explica que o diálogo com a Caravana começou com o Encontro dos Povos do ano passado e segue rendendo boas parcerias. A Caravana trouxe o ator Jackson Costa, que declamou poemas e interagiu com o público. Ladyjane relata que cada uma das Ruas foi um processo diferente: “Em São João das Missões, nós reunimos os violeiros locais e os Xacriabás. Em Manga, comunidades remanescentes de quilombo trouxeram para a rua o batuque, envolvendo todo mundo na batida dos tambores. Em Cônego Marinho, foram as pastorinhas que encantaram o público”

Matéria publicada na 8ª edição do Jornal do Mosaico – setembro/outubro de 2013

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.