Notícia | 25 de maio de 2015

Travessia literária inspirada em Guimarães Rosa abre inscrições

Inspirado em Guimarães Rosa, projeto promove a travessia literária e socioambiental de 160 km, a pé, entre Sagarana e o Grande Sertão Veredas

O universo literário da obra de Guimarães Rosa está presente de forma emblemática na realidade e no imaginário no grande sertão do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. E se o real não está nem saída nem na chegada, mas sim no meio da travessia, como sugerido Riobaldo, o Caminho do Sertão 2015 realiza um convite aberto  para mais um mergulho socioambiental e literário entre o distrito de Sagarana (Arinos) e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas (Chapada Gaúcha).

Quem participa do projeto percorre parte do caminho realizado por Riobaldo, personagem central do livro Grande Sertão: Veredas, rumo ao Liso do Sussuarão. Serão 160 km, a pé, pelo Norte e Noroeste de Minas Gerais, passando por comunidades de geraizeiros onde se encontram folias de reis, mestres e mestras de tradição oral. Após reunir 70 caminhantes de todo o país em 2014, a 2ª edição do projeto acontecerá entre os dias 04 e 12 de julho de 2015. Os interessados têm até o dia 28 de maio para realizar inscrição, respeitando os itens do Edi-Tao.

Além disso, a travessia realiza um tributo e conduz os caminhantes à Chapada Gaúcha, onde ocorre o Encontro dos Povos do Grande Sertão: Veredas, espaço de discussão sociocultural e ambiental no norte mineiro. Durante os dias 10,11 e 12 de julho o município abrigará as festas e folias oriundas das manifestações culturais de comunidades rurais do sertão.

Todos os critérios de seleção e participação dos caminhantes estão no Edi-Tao: https://ocaminhodosertao.wordpress.com. A programação completa será divulgada em breve, no blog do projeto.

O Caminho do Sertão 2015

Data de realização: de 4 a 12 de julho de 2015

Inscrições: até dia 28 de maio

Informações: caminhodosertao@gmail.com

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.