Idealizado pelo Instituto Biotrópicos, o Simpósio “Do Buriti à Barriguda: Ações e Pesquisas Ambientais no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu” visa divulgar as atividades com foco ambiental realizadas por instituições atuantes no Mosaico, além de promover e ressaltar a importância do terceiro setor e de instituições de pesquisa para as ações ambientais e sociais na região. O evento será realizado na próxima quinta-feira, dia 28/05, no IFNMG em Januária.
Segundo Isabela Lazarotti, integrante do Instituto Biotrópicos, o evento estará pautado em dois focos principais: a perspectiva científica e ambiental do norte mineiro, de um lado, e as ações socioambientais, de outro. O próprio nome do evento resgata a reconhecida diversidade ambiental do cerrado, em seu mosaico de fitofisionomias e riquezas ecológicas: do “Buriti à Barriguda”. Ou seja, a ideia é gerar conhecimento e divulgá-lo a partir das peculiaridades do cerrado, da vereda à mata seca, do cerradão às áreas de campos gerais, das formações florestais à formações savânicas.
O Simpósio contará com a participação de pesquisadores da área ambiental, como Guilherme Braga Ferreira, membro do próprio Instituto Biotrópicos, especialista em ecologia dos mamíferos e projetos de conservação da biodiversidade no Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu; e de Islaine Franciely Pinheiro de Azevedo, pesquisadora da Unimontes, cuja apresentação abordará estratégias para preservação e recuperação dos ambientes tão únicos do cerrado mineiro, como as veredas e matas ciliares.
Além do viés científico-acadêmico, o simpósio tenta apontar algumas ações importantes no território do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu, a partir da educação ambiental, do associativismo social e dos trabalhos socioculturais de ONGs. Damiana Campos, do Instituto Cultural e Ambiental Rosa e Sertão, é uma das convidadas para abordar o tema.
Na ocasião, também ocorrerá exposição de fotografias e o lançamento do livro “Descobrindo os mamíferos – Um guia para as espécies do norte de Minas Gerais”, em Januária, de autoria de Guilherme Ferreira e Marcelo Oliveira, do Instituto Biotrópicos.
As inscrições podem ser feitas pelo email: simposiobiotropicos@gmail.com.
Haverá emissão de certificado aos estudantes inscritos! Participe!
Mais informações:
www.biotropicos.org.br
www.facebook.com/biotropicos
www.youtube.com/biotropicos