Notícia | 17 de maio de 2019

Abertas as inscrições para curso de criação de UC’s

Assunto: Pinturas rupestre no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu Informação adicional: Pinturas de tradição Nordeste e Tradição São Francisco Local: Januária – MG Data: 01/2017 Autor: Andre Dib

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de criação de Unidades de Conservação (UC’s) e gestão de conflitos nas Áreas Protegidas do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu (MSVP) que ocorrerá entre os dias 21 e 24 de maio no SESC de Januária, Minas Gerais.

Os interessados devem possuir algum vínculo com o conselho consultivo do Mosaico ou com um dos seis conselhos consultivos/deliberativos das Unidades de Conservação (UC’s) que o compõem. Para realizar a inscrição, basta preencher a ficha (disponibilizada no menu ao lado) e enviar ao contato informado. Inscrições de outros estados serão avaliadas.

A capacitação, organizada pelo WWF-Brasil com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos(CEPF,Critical Ecosystem Partnership Fund) e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), tem o objetivo de estimular a criação de novas UC’s no território, principalmente no âmbito municipal, além de apresentar ferramentas e metodologias que facilitem a mediação de conflitos nas áreas protegidas.

Durante o curso, será detalhado o processo necessário para a criação de uma Unidade de Conservação. Também estão previstos os seguintes temas: o papel dos conselhos gestores e plano de manejo como espaço adequado para mediar conflitos.  Os participantes farão ainda uma visita técnica ao Parque Municipal Urbano Ecológico e Cultural Salustriano, em São João das Missões (MG).

“Contaremos com a participação de representantes de municípios interessados em criar UCs, portanto, o curso facilitará os caminhos e estratégias a seguir”, diz Kolbe Soares, analista de conservação do WWF-Brasil. “O conflito pelo uso da água é outra abordagem muito importante que vai estar na programação do curso. Os participantes farão uma visita prática na bacia do rio Itacarambi que atualmente apresenta muitos problemas de conflitos pelo uso da água”, completa Soares.

A programação do curso pode ser acessada no menu ao lado.

Serviço
Curso de criação de Unidades de Conservação (UC’s) e gestão de conflitos nas Áreas Protegidas do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu
Onde: SESC Januária
Quando: 21 a 24 de maio
Carga horária: 24 horas

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.