Extrativismo Vegetal Sustentável

Realizado de 2013 a 2016, o projeto Extrativismo Vegetal Sustentável teve por objetivo promover a implementação de práticas voltadas para o extrativismo vegetal racional, que possibilitam a geração de renda de forma compatível com a proteção das unidades de conservação. Coordenado pela Cooperativa Sertão Veredas, o projeto buscou potencializar suas ações por meio do associativismo, valorizando os modos de vida tradicional e a biodiversidade. Os produtos do extrativismo compreendem não apenas os frutos do Cerrado, como o Buriti, o Coquinho Azedo e a Cagaita, mas também a produção de artesanato, fitoterápicos e produtos da agricultura familiar, com destaque para a farinha de mandioca e a rapadura.

O projeto foi realizado junto ao Fundo Socioambiental Caixa, buscando estimular o desenvolvimento econômico da região em bases sustentáveis, de forma integrada ao manejo das áreas protegidas compreendidas no território.

Principais ações realizadas:

  • 10 cursos sobre temas relacionados a Manejo e Produção sustentável de frutos do Cerrado, Medicina Natural do Cerrado, Artesanato e Comercialização dos produtos
  • —04 cursos de Educação Ambiental na rede escolar e nas comunidades
  • 03 cursos de associativismo e cooperativismo
  • 03 visitas de intercâmbio
  • 03 Unidades de Beneficiamento e Mini-Usinas

Compartilhe!

Conecte-se ao Mosaico

Fale conosco

Para entrar em contato com o Mosaico, você pode enviar um email para contato@mosaicosvp.com.br ou ligar para os números +55 (38) 3623-1038 ou +55 (61) 3274 5449.